Cristiano Ronaldo — CR7, a personificação do Growth Mindset
Habilidade x Esforço = Êxito.
Growth Mindset – mentalidade de crescimento – é a consciência de que podemos melhorar em qualquer aspecto de nossas vidas. Seja na sua capacidade analítica, a oratória, a precisão ao chutar a bola, sua velocidade para correr, a quantidade de kilos que você levanta no supino, a capacidade para resolver desafios de matemática e por ai vai.
Growth Mindset é o oposto do Fixed Mindset – mentalidade fixa – que é aquela famosa síndrome de Gabriela “eu nasci assim, eu cresci assim, vou morrer assim, gabrieelaaa”. Essa mentalidade fixa é a descrença de que podemos melhorar, é como se cada um tivesse nascido com um determinado nível de desempenho e ponto final, nada mais pode ser feito.
O conceito foi publicado pela professora de psicologia de Stanford, Carol S. Dweck, no seu livro MINDSET.
Outro estudo voltado a entender o porquê que algumas pessoas obtêm sucesso e outras não está no livro GARRA, da Angela Duckworth. A também professora de psicologia, porém, da Universidade da Pensilvânia, diz que GARRA é a combinação de perseverança com paixão. Perseverança é nunca desistir, é fazer tudo o que for necessário para vencer os obstáculos, seguir em frente e nunca se acomodar. A paixão é saber exatamente o que quer, é ser obcecado por um objetivo de longo prazo e com isso, organizar toda a sua vida para alcançá-lo.
Angela Duckworth diz que a mentalidade de crescimento é um meio para que uma pessoa adquira GARRA, pois ela somente irá perseverar para alcançar um objetivo de longo prazo, se ela realmente acredita que pode se desenvolver para chegar lá.
Ao ler esses livros, me veio à mente todas as histórias da disciplina do CR7 para atingir o seu objetivo de ser o melhor jogador do mundo. Talvez não exista exemplo melhor, pelo menos no futebol, de alguém que aplica tão bem esses conceitos.
“Tento lutar com as minhas armas todos os dias, todos os jogos, toda a minha carreira para ser o melhor.” CR7
CR7 sabe exatamente o que quer, e não esconde isso de ninguém. Ele quer ser o melhor do mundo e ponto final. Ele tem paixão pela sua meta e não a altera ou muda o discurso quando não alcança.
Depois que ele foi eleito melhor do mundo pela primeira vez, em 2008, viu Messi ganhar o prêmio 4X seguida, mas mesmo assim, ele continuou trabalhando duro para que isso mudasse.
“Minha ambição é querer sempre mais, sempre mais.” CR7
Para alcançar esse objetivo, ele é perseverante, faz tudo o que é necessário e nunca se acomoda. Os exemplos são vários:
1. Complementa os treinos do Real Madrid, com mais treinos em casa, na própria academia;
2. Após os jogos, toma banhos quentes e gelados para estimular a regeneração muscular;
3. Também é submetido a jatos de água de alta pressão para massagear seus músculos;
4. Na sua alimentação, evita açúcar e gordura;
5. Não consome bebidas alcoólicas;
6. Instalou em sua casa, uma câmara de crioterapia. Método utilizado em tratamentos terapêuticos, regenerativos e estéticos na pele que consiste em submeter paciente a baixas temperaturas com ajuda de nitrogênio líquido;
7. Quando o craque tinha apenas 15 anos, nas categorias de base do Sporting de Lisboa, comprou pesos para colocar nas pernas, e treinava com eles, pois, assim que os tiravam se sentia mais leve;
8. Uma vez de madruga, os seguranças do Sporting ouviram barulho na academia, advinha quem era? Sim, CR7 fazendo musculação.
Somente alguém com uma mentalidade de crescimento muito forte, se sacrifica dessa forma, sem nenhuma garantia, para alcançar seus objetivos. É necessário ter muita disciplina.
“Tenho o que tenho agora, porque sacrifiquei muito. Dedicação, trabalho duro sempre e fé.” CR7
É obvio que existem vários outros fatores que influenciam no quão bem sucedido alguém será na vida. Mas independente das oportunidades, classe social ou o País onde nasceu, uma coisa é certa, o esforço vale a pena. Em seu livro, Angela Duckworth apresenta a seguinte equação:
Talento X Esforço = Habilidade. E completa: Habilidade x Esforço = Êxito.
Gostando ou não do CR7, uma coisa é necessário reconhecer, ele é esforçado demais! E merece tudo que tem conquistado em sua carreira. Mesmo sendo muito fã do argentino Messi, me arrisco a dizer que quando se aposentar, Cristiano Ronaldo terá sido isoladamente, o maior ganhador da história do prêmio FIFA de melhor jogador do mundo, e não vou me assustar, se ele ainda estiver jogando em alto desempenho depois dos 35 anos.
Que tenhamos a mesma garra do CR7 em nossa profissão! Siiiiiiiiiii!
Artigo escrito no dia: 18/04/2018
Fontes:
Livros: Garra – Angela Duckworth / Mindset – Carol S. Dweck
Vídeo: Grit: the power of passion and perseverance
Documentário: Ronaldo
Matérias na TV: Esporte Espetacular – 15 anos CR7 / Esporte Espetacular – Cristiano Ronaldo: O melhor do Mundo
Artigo: https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2018/04/13/piscina-com-o-filho-esta-entre-os-segredos-do-fisico-de-cr7-diz-jornal.htm